A Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras, baseada em Quelimane, é juntamente com o INAHINA uma instituição parceira do Projecto Coastal Risk Information Service (C-RISe) . O Projecto C-RISe pretende ao longo de tres anos (2017-2019) levar a cabo actividades de desenvolvimento de plataformas de acesso de dados de satélite correspondentes ao nível do mar, correntes maítimas, velocidade do vento e clima de ondas. As plataformas irão incorporar componentes de acesso dos dados, validação e a disponibilização num sítio da internet. Elas serão desenvolvidas tendo como foco alguns “casos-de-uso” específicos em que a necessidade de informação para redução dos impactos sociais e económicos de riscos costeiros é conhecida. Os casos-de-uso incluem:

  1. Informações derivadas do satélite para o canal de Moçambique – importantes para navegação, operações portuárias e expansão portuária.
  2. Mudanças nos processos físicos e o seu impacto nos ecossistemas costeiros e marinhos – importantes para o monitoramento dos ventos, as condições das ondas, a temperatura da superfície do mar, o nível do mar e as marés.
  3. Tendência de eventos extremos para a costa de Moçambique – importantes para o planeamento de novos desenvolvimentos de infraestruturas.
    1. Estudo comparativo do Nível do Mar a Partir de Dados de Altímetros e de Marégrafos na Costa de Moçambique.
    2. Análise da variabilidade regional das alteracoes do nível do mar nos mares costeiros de Mocambique.
    3. Análide de marés na Baía de Nacala.
    4. Análise dos eventos extremos na costa mocambicana
  4. Climatologia das ondas para o canal de Moçambique – importante para planear a navegação e a gestão dos portos
  5. Informação sobre o estado do mar para as operações marítimas – importante para o conhecimento da variação do vento e das ondas, para auxiliar nas operações portuárias.
  6. Informações climatológicas (i.e., estatísticas de ondas, correntes, marés) para todo o canal de Moçambique – importantes para navegação, operações portuárias e expansão portuária.

Para mais informacoes, visite o  website do projecto !

 

 

Como uma das actividades finais do do Projeto C-RISe, foram preparadas e publicadas duas notas breves para fazedores de politicas, como se indica a seguir:

- A importancia do monitoramento do nivel do mar em Mocambique.

- Acesso de dados de satélites do mar para aplicacoes de gestao de riscos costeiros.