Skip to content
Início seta Pós-Graduação
Pós-Graduação PDF Imprimir e-mail

O início dos cursos de Mestrado (para a segunda série de estudantes) está programado para o próximo ano lectivo de 2012. Esta decisão surge na sequência de adequar o actual calendário dos cursos de Mestrado a decorrer neste momento na ESCMC ao calendário da UEM no geral.

 

No geral os cursos visam dotar os futuros mestres de conhecimentos, capacidades e habilidades para (i) desenvolver e operar sistemas de observação; (ii) promover o aproveitamento de energias do mar e da costa; (iii) promover a inovação e criatividade no desenvolvimento e adopção de tecnologias; (iv) monitorar e prever os processos oceânicos; Pesquisar, avaliar e gerir as pescarias; (v)  produzir produtos pesqueiros no meio natural e em cativeiro; (vi) conservar os ecossistemas e os recursos marinhos e costeiros; (vii) propiciar o conhecimento necessário para progredir no campo da pesquisa, do ensino ou da extensão.

Início dos cursos: Fevereiro de 2012 (inscrições abertas até o dia 15 de Dezembro 2011).

Organização:

Os Programas de Mestrado tem a duração de dois anos. O primeiro ano, que corresponde a parte lectiva do curso com 60 créditos, é composto por módulos de especialização que providenciam aos mestrandos as bases necessárias para compreensão da prática e os propósitos de aplicação do curso. O segundo ano do curso corresponde ao projecto de pesquisa e dissertação com 60 créditos.

Candidaturas:
Podem candidatar-se aos cursos de mestrado da ESCMC os candidatos que tenham nível de licenciatura ou equivalente nas áreas de Ciências Naturais e Engenharias. Os candidatos devem reunir os seguintes documentos:

  1. Formulários de candidatura devidamente preenchidos (Baixe aqui );
  2. Certificado de habilitações que confere a Licenciatura nas áreas afins;
  3. Carta de recomendação;
  4. Curriculum vitae.

Critérios de admissão:

  • Média da conclusão da licenciatura;
  • Proficiência na Língua Inglesa;
  • Número de vagas disponíveis (15 vagas por curso);
  • Avaliação do Curriculum vitae;
  • Experiência profissional;
  • Resultado da Entrevista.

Local de submissão das candidaturas:

Secretaria da Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras - UEM. Av 1 de Julho, Aeroporto Expansão, Chuabo Dembe, Caixa Postal 128, Quelimane, Zambézia.

Para mais informação, Contacte-nos!