UEM | Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras

Bonifácio C. MANUESSA

Assistente Universitário









Bonifácio Carlitos Manuessa possui um Mestrado em Biologia Marinha e Gestão de Pescas (2012-2014) e uma Licenciatura em Biologia Marinha (2008-2011), ambos pela Escola de Ciências Marinhas e Costeiras da Universidade Eduardo Mondlane em Quelimane, Moçambique. Atualmente, está a fazer um Doutoramento em Ciências Marinhas, da Terra e do Ambiente na Universidade do Algarve, Portugal.

De 2013 a 2021, Bonifácio trabalhou como Professor e Investigador Júnior na Escola de Ciências Marinhas e Costeiras da Universidade Eduardo Mondlane. Os seus módulos de ensino incluíam Introdução às Ciências Marinhas, Oceanografia Biológica, Ecofisiologia e Comportamento de Animais Marinhos, Métodos de Observação e Análise em Biologia Marinha e Economia dos Recursos Pesqueiros. As suas áreas de investigação abrangem a Avaliação de Stocks de Recursos Pesqueiros, Dinâmica de Populações de Pesca, Ecologia Pesqueira, Biologia Pesqueira e Cadeia de Valor de Recursos Pesqueiros.

Bonifácio é coautor de publicações como “Socioeconomic Importance of the Small-Scale Mud Crab Fishing (Scylla Serrata, Forskall 1775) in the Bons Sinais Estuary-Mozambique” (2024) e “First Assessment of the Thryssa vitrirostris (Engraulidae) Beach Seine Fishery in Northeastern Mozambique” (2018). Apresentou a sua investigação em conferências, incluindo a Conferência da ONU de 2022 – Eventos Paralelos Virtuais e o 3º Seminário – Doutorandos em Ciências Marinhas, da Terra e do Ambiente. Em 2011, foi distinguido como um dos melhores estudantes de licenciatura em Biologia Marinha.

.



Qualificações

2012 – 2014.  Mestrado em Biologia Marinha e Gestão de Pescas – UEM/ESCMC.

2008 – 2011. Licenciatura em Biologia Marinha  – UEM/ESCMC.



Interesses Científicos

Na minha carreira como investigador , os meus interesses científicos centram-se na avaliação de stocks de recursos pesqueiros , na dinâmica de populações de pesca , na ecologia pesqueira , na biologia pesqueira e na cadeia de valor de recursos pesqueiros. Tenho investigado a importância socioeconómica da pesca artesanal do caranguejo-uçá (Scylla serrata) no estuário dos Bons Sinais, em Moçambique , e realizei uma primeira avaliação da pesca de arrasto de praia de Thryssa vitrirostris (Engraulidae) no nordeste de Moçambique.



Publicações

2024

2018



Projectos

list…

Scroll to Top