A Escola Superior de Ciencias Marinhas e Costeiras (ESCMC) da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) foi criada pela Deliberação do Conselho Universitário da UEM n˚05/CUN/2002 de 5 de Julho de 2002, publicada no BR n˚45/2002 de 6 de Novembro de 2002. A ideia da sua criação surgiu no âmbito da operacionalização do plano estratégico da UEM (1999-2003) que, nos seus objectivos estratégico 6 e 7, recomendava “ aumentar o número de ingressos e desencadear o processo de introdução de novos cursos universitários em outras áreas do conhecimento”.
Com efeito, a ESCMC iniciou as suas actividades em 2006, altura em que se introduziram os Cursos Superior de Licenciatura em Oceanografia e Biologia Marinha, com disciplinas semestrais e modulares.
No ano de 2007 a Escola iniciou a leccionação de mais um curso, o Curso Superior de Licenciatura em Gestão Hoteleira, sendo que este curso, à semelhança do que acontecia como de Licenciatura em Turismo, preconizava a graduação do estudante após a conclusão do 4º nível e previa a existência de disciplinas semestrais que deveriam ocorrer ao longo das 16 semanas que compunham o semestre. Em 2008 iniciou o curso superior em Gestão Pós-Laboral, com duração de cinco (5) anos.
Com o fundamento na necessidade de suprir as lacunas identificadas nos currículos antigos e de criar cursos especializados que respondessem às aspirações de todos os intervenientes no sistema, em 2009 a ESHTIdesencadeou um processo de reforma curricular, que culminou com a desintegração do anterior curso de Licenciatura em Turismo, dando origem a três novos cursos, designadamente, os Cursos de Licenciatura em Animação Turística, Informação Turística e Gestão de Mercados Turísticos.